quarta-feira, 11 de julho de 2007

O Homem e a Arte

A vocação sine qua non do Homem é ser espiritual. A espiritualidade manifesta-se nos vários planos que constituem o Homem, nomeadamente na inteligência, na vontade, na afectividade e na produção: a inteligência humana tem capacidade para a transcendência, para o absoluto e para a objectividade; a vontade humana tem capacidade para a liberdade e, desta forma, para a conformidade com o apreendido pela inteligência; o sentimento humano (afectividade), o qual está ligado a cada uma das faculdades anteriores, tem capacidade para a compaixão e para a generosidade, resultando da objectividade da mente humana, a qual liberta a alma do seu egoísmo animal. Finalmente, existe a capacidade particular ao ser humano da produção, razão pela qual o Homem foi chamado de homo faber e não unicamente homo sapiens: é a capacidade para produzir ferramentas, construir casas e santuários, criar roupas e peças de arte, combinando espontaneamente nestas criações simbolismo e harmonia. A linguagem da harmonia poderá ser simples ou rica, dependendo das necessidades, das perspectivas e dos temperamentos; a decoração também tem os seus propósitos, quer do ponto de vista simbólico, quer do ponto de vista da musicalidade. Isto significa que esta quarta capacidade deverá igualmente ter uma componente espiritual, caso contrário não seria humana; o seu papel não é mais do que a exteriorização das três capacidades anteriores, adaptando-as às suas necessidades materiais e de adoração, ou seja, projectando-as para o plano material ao invés de as usar no discurso racional ou na escrita. Exilados como estamos na Terra, a não ser que nos seja possível o conforto da sombra do Paraíso que é a natureza virgem, somos forçados a criar um ambiente a partir do qual, pela sua verdade e beleza, possamos recordar a nossa origem divina e, dessa forma, despertar a esperança.

Retirado e traduzido de “Art from the Sacred to the Profane: East and West” de Frithjof Schuon, editado por Catherine Schuon. Publicado por World Wisdom, Inc., 2007.

1 comentário:

  1. "E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado".

    Rm 5,5

    ResponderEliminar