sábado, 21 de julho de 2007

Seyyed Hossein Nasr

Seyyed Hossein Nasr, actualmente professor de Estudos Islâmicos na Universidade George Washington, Washington D.C., é um dos mais importantes académicos dedicados ao estudo do Islão, de religião e religião comparada. É autor de mais de cinquenta livros e quinhentos artigos, os quais foram traduzidos para diversas das mais importantes línguas Islâmicas, Europeias e Asiáticas, sendo um intelectual sobejamente reconhecido e altamente respeitado no Ocidente e no mundo Islâmico.

Nasceu em 1933 em Teerão, filho de Seyyed Valiallah, médico da família real Persa. Foi enviado para os Estados Unidos com a idade de 12 anos. Após concluir os seus estudos secundários ganhou uma bolsa no MIT para estudar Física, tendo sido o primeiro Iraniano não licenciado a frequentar a Universidade. Durante o período dos seus estudos teve conhecimento do trabalho do proeminente autor perenialista Frithjof Schuon, tendo esta escola de pensamento moldado toda a restante vida e pensamento de Nasr. Foi discípulo de Frithjof Schuon por mais de cinquenta anos e todo o seu trabalho é baseado na doutrina da Sophia Perennis.

Depois de terminar a sua licenciatura no MIT, obteve o grau de Mestre em Geologia e Geofísica, prosseguindo os seus estudos de doutoramento em História da Ciência e Conhecimento na Universidade de Harvard. Obteve o seu Ph.D com a idade de 25 anos. A sua dissertação doutoral intitulou-se “Conceptions of Nature in Islamic Thought" e foi publicada pela universidade em 1964 como “An Introduction to Islamic Cosmological Doctrines”.

A sua carreira docente foi iniciada em 1955 enquanto ainda trabalhava no seu doutoramento em Harvard, tendo-se dedicado totalmente ao ensino com a idade de 30 anos. Apesar de lhe ter sido oferecido uma posição como professor assistente no MIT, optou por regressar para o Irão. Foi professor na Universidade de Teerão e, mais tarde, na Universidade Aryamehr, tendo sido nomeado para presidente desta universidade em 1972.

Em 1973, a Rainha do Irão nomeou o professor Nasr para criar a Academia Imperial Iraniana de Filosofia, a primeira instituição a ser dirigida de acordo com os princípios intelectuais da Escola Tradicionalista. Rapidamente se tornou num dos mais importantes centros filosóficos do mundo islâmico, abrigando a melhor biblioteca do Irão e atraindo muitos dos mais distintos académicos do ocidente e oriente, como por exemplo Henry Corbin e Toshihiko Izutsu. Esta experiência foi interrompida com a chegada da revolução, tendo o professor Nasr sido forçado a voltar para os Estados Unidos.

Para o Professor Seyyed Hossein Nasr, a busca do conhecimento, especificamente aquele que permite ao Homem a possibilidade para entender a verdadeira natureza das coisas e, o qual, “o liberta das prisões e limitações da existência terrestre”, foi e continua a ser o principal e determinante objectivo da sua vida intelectual.


Bibliografia:
Al-Biruni: An Annotated Bibliography
An Annotated Bibliography of Islamic Science, 3 volumes
An Introduction to Islamic Cosmological Doctrines
The Essential Writings of Frithjof Schuon (ed.)
Expectation of the Millennium (ed.)
The Heart of Islam: Enduring Values for Humanity
The History of Islamic Philosophy, 2 vols (ed. with Oliver Leaman)
Ideals and Realities of Islam
Islam and the Plight of Modern Man
Islam: Religion, History, and Civilization
Islamic Art and Spirituality
The Islamic Intellectual Tradition in Persia (edited by Mehdi Amin Razavi)
Islamic Life and Thought
Islamic Philosophy of Science
Islamic Science: An Illustrated Study
Islamic Spirituality - Foundations, Volume I (ed.)
Islamic Spirituality - Manifestations,Volume II (ed.)
Isma'ili Contributions to Islamic Culture (ed.)
Jalal al-Din Rumi, Supreme Persian Poet and Sage
Knowledge and the Sacred (1981 Gifford Lectures)
Man and Nature: The Spiritual Crisis of Modern Man
Mecca - The Blessed - Medina - The Radiant
Muhammad - Man of God
The Need for a Sacred Science
Persia: Bridge of Turquoise (with R. Benny )
Philosophy, Literature and Fine Arts (Islamic Educations Series (ed.)
Poems of the Way
Religion and the Order of Nature
Sacred Art in Persian Culture
Science and Civilization in Islam
Shi-ism - Doctrines, Thought, Spirituality (ed.)
Sufi Essays
Three Muslim
Traditional Islam in the Modern World
The Transcendent Theosophy of Sadr al-Din Shirazi
A Young Muslim's Guide to the Modern World
Western Science and Asian Culture
The Essential Frithjof Schuon


Mais informação:
The Foundation For Traditional Studies
The Seyyeid Hossein Nasr Foundation



Publicações no “Sabedoria Perene”:
Scientia Sacra