quarta-feira, 27 de junho de 2007

Scientia Sacra

O texto apresentado é uma tradução livre de uma porção do capítulo "Scientia Sacra" de um dos livros do Prof. Seyyed Hossein Nasr (George Washington University), intitulado "Knowledge and the Sacred". O livro em questão constitui uma tentativa do autor de ressuscitar a qualidade sagrada do conhecimento e reavivar a verdadeira tradição intelectual do Ocidente com o apoio das tradições que ainda sobrevivem no Oriente e que nunca se divorciaram do sagrado. O livro é totalmente baseado nas aulas leccionadas pelo Prof. Nasr na Universidade de Edimburgo, tendo sido o primeiro Oriental a ser convidado para as prestigiadas Gifford Lectures naquela Universidade desde que as mesmas foram instituídas em 1889.


***


Sciencia sacra é aquela em que o conhecimento sagrado que reside no coração de toda a revelação e é o centro daquele círculo que compreende e define a tradição [sobre a metáfora do círculo, ver post Tasawwuf]. A primeira questão que se pode colocar é: Como é possível obter o conhecimento sagrado? A resposta dada pela tradição é que a fonte gémea deste conhecimento é a revelação e a intelecção (ou intuição intelectual) que envolve a iluminação do coração e da mente do homem que experimenta e sente um conhecimento de natureza imediata e directa, a sapiência que a tradição Islâmica denomina de "conhecimento presencial". O homem está apto a conhecer e este conhecimento corresponde de algum modo à realidade. Em última análise, o conhecimento é o conhecimento da Realidade Absoluta e a inteligência possui o dom milagroso de ser capaz de conhecer aquilo que é e tudo o que perfaz o ser.


Scientia sacra não é o fruto da especulação ou do raciocínio da inteligência humana acerca do conteúdo de uma inspiração ou de uma experiência espiritual que não seja de natureza intelectual. Antes, aquilo que é percepcionado por inspiração é em si mesmo de natureza intelectual; é conhecimento sagrado. A inteligência humana que percepciona esta mensagem e recebe esta verdade não lhe associa uma natureza intelectual nem o conteúdo de uma experiência espiritual de um carácter sagrado. O conhecimento contido numa tal experiência provém da fonte dessa experiência, que é o Intelecto, a fonte de toda a sapiência e o provedor do principal conhecimento, o Intelecto que também modifica o recipiente humano que os Escolásticos designaram de intelecto potencial. Neste contexto, a distinção medieval entre intelecto activo e passivo ou potencial pode elucidar a natureza do processo de iluminação da mente e eliminar a percepção errada de que a sapiência e o conteúdo intelectual da experiência espiritual seria o resultado de um acto de meditação ou de raciocínio sobre a própria experiência, na vez de considerar essa experiência espiritual ao mais alto nível, ou seja, como sendo ela própria sapiência e de natureza intelectual.

Sem comentários:

Enviar um comentário